Paranoide
CURSO DE DIREITO
TURMA: 2SA
DANIELA ZOMER BECKER
FABRICIA SILVA MOREIRA
JOYCE MENON DOS SANTOS
MARIA ELIZA VALÉRIO
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE: PARANOIDE
CURITIBA
2014
DANIELA ZOMER BECKER
FABRICIA SILVA MOREIRA
JOYCE MENON DOS SANTOS
MARIA ELIZA VALÉRIO
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE: PARANOIDE
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Psicologia Jurídica, do
Curso de Direito, das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
Prof. Menyr Antonio Barbosa Zaitter.
CURITIBA
2014
Transtorno de personalidade Paranoide.
1. O que é? Qual a sua prevalência?
O transtorno de personalidade paranoide, caracteriza-se por pessoas que são desconfiadas em excesso, ou seja, elas não conseguem confiar em outras pessoas, elas sempre acham que vão ser passadas para trás ou que sempre tem alguém “aprontando” algo contra elas, ou que as outras pessoas querem explora-las. Emocionalmente falando, são pessoas frias, e por conta da desconfiança, se mantêm longe de outras pessoas.
Pode manifestar-se pela primeira vez na infância e na adolescência, porém tem início no começo da idade adulta, pode ocorrer com homens e mulheres, porém a sua maior predominância é em homens.
Normalmente os indivíduos com este transtorno coletam evidências triviais e de relevância duvidosa para apoiar suas crenças, tendem a ser controladores e auto - suficientes, assim mantendo, inclusive seus relacionamentos íntimos sob controle para evitar possível traições.
Por apresentarem um comportamento combativo e desconfiado acabam causando uma resposta hostil das pessoas que convivem diariamente com eles, o que serve como um meio de confirmação das suas expectativas originais, e na questão de tratamento, torna-se bastante difícil, pois eles sempre desconfiam de tudo, e não contam sua vida para o especialista, dificultando mais ainda o seu tratamento.