paranhos
(5 características urbanas)
(Os tipos de habitação)
(Aspeto geral)
(Estado das habitações)
(Acessibilidades e Transportes), sob o ponto de vista social e ponto de vista das pessoas
Freguesia de Paranhos
A minha freguesia é a Freguesia de Paranhos que vem do nome: Paramio, o nome surge pela primeira vez em documento com data do ano de 1689, muito antes da fundação do Condado Portucalense, a freguesia de Paranhos já existia, sendo habitada por mouros ou árabes que se mantiveram nesta região até ao século X.
Paranhos é uma das freguesias portuenses, que nos últimos 100 anos mais mudança sofreu, quer em termos paisagísticos, quer a nível do número de habitantes, que crescem de uma forma rápida. Muitos dos campos existentes, deram lugar à construção de edifícios, não só habitacionais, mas também institucionais, nasce uma freguesia de cariz urbano.
As habitações sofreram mudanças, requalificações, para o bem-estar e qualidade de vida dos seus habitantes.
Neste último caso estavam degradadas, e muitas delas ainda continuam por falta de verbas devido ao momento em que vivemos no nosso País.
Paranhos é a maior freguesia da cidade do Porto e uma das maiores do País.
Falando de outro tipo de mudança na Freguesia, ressalta logo a vista a construção da Via de Cintura Interna, Estacões de Metro, uma Rede Vasta de Autocarros com várias linhas, neste caso os STCP, que resulta assim na aproximação ao centro da cidade através do melhoramento das vias, o que se traduz numa maior mobilidade da população e serviços.
Tem escolas, universidades, hospitais, centro de saúde, muitos com os seus designs arrojados, centros de dia e instituições com as suas várias vertentes é uma Freguesia com uma profunda história que não adormeceu nela. A sua população outrora envelhecida de momento, já recupera com a enorme afluência de estudantes que dão uma lufada de ar fresco, trazem dinamismo para freguesia, onde