Paranapiacaba
A reserva biológica do alto da serra de Paranapiacaba foi a primeira estação biológica da América do Sul, criada em 26 de abril de 1901 como estação biológica do alto da serra por Hermann Friedich Albrecht. Em 1938, a unidade passa para a administração do Instituto de Botânica, hoje denominada como Reserva do Alto da Serra de Paranapiacaba a RBASP.
O relevo de Paranapiacaba é irregular e montanhoso, composto por rochas cristalinas e faz parte do planalto atlântico. Vales e baixadas cruzam diversos córregos que ajudam na formação de rios maiores como o Rio Grande.
As montanhas são constituídas por rochas muito duras, bem resistentes a erosão.
A alimentação de Paranapiacaba é típica das cidades de serra paulista. A grande diferença é o consumo do cambuci, um aguardante curtido com a fruta. O cambuci é um fruto silvestre comestível e que já foi abundante em todo o estado de São Paulo, hoje ele é encontrado com dificuldade e em áreas restritas da floresta nativa. Sua colheita acontece entre os meses de março e abril. O hábito de consumir o cambuci existe desde a época que o município era habitado apenas por ferroviários.
Em Paranapiacaba, há mais de dez trilhas municipais e estaduais que podem ser feitas com o acompanhamento de guias locais.
Além disso, o rapel, tirolesa e a observação da flora e da fauna também podem ser praticados na região. Várias competições de mountain bike, corrida de aventura e enduro a pé. Com o turismo de aventura cresce também com o incentivo ao artesanato local.