Paralelo filme tempos modernos e gestao de pessoas
Esse trabalho tem a finalidade de apresentar três métodos de apuração de vendas
Custeio por absorção(tradicional);
Custeio direto ou variável;
Custeio ABC;
CUSTEIO POR ABSORÇÃO (TRADICIONAL)
O custeio por absorção designa o conjunto de procedimento realizados para atribuir todos os custos fabris, quer fixos ou variáveis, direto ou indiretos aos produtos fabricados em um período.Com isso, os produtos absorvem todos os gastos classificados como custos- matérias-primas, salários e encargos sociais, depreciação das máquinas, aluguel do prédio industrial independente de sua natureza de custo fixos ou não, diretos ou não.
No custeio por absorção se efetua o rateio dos gastos fixos aos produtos ou serviços. Esse método e mais adequado para finalidades contábeis, como avaliar os estoques e determinar valor total de custo dos produtos vendidos a ser registrados no DRE.
Não é um princípio contábil propriamente dito, mas um metodologia decorrentes nascida na própria empresa.
A distinção principal no custeio por absorção é entre o custo e a despesas. Separação é importante porque as despesas são contabilizadas imediatamente contra o resultado do período.
Neste caso, os custos fixos, independente de serem diretos ou indiretos de operação- são rateados de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa.
APLICAÇÕES
Sua utilização legal deve compor o custo dos bens ou serviços vendidos. a) Os valores gastos com matéria-prima e quaisquer outros bens ou serviços aplicados ou consumidos na produção; b) Os valores com a mão-de-obra utilizada na produção, até mesmo de supervisão direta, manutenção e proteção das instalações fabris; c) Montante relativo aos custos de locação, manutenção e reparo, bem como os encargos de depreciação dos bens aplicados na produção, como prédios, máquinas, ferramentas..... d) O valor dos encargos de amortização direto a produção, além dos encargos da exaustão dos recursos naturais empregados