PARALELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA – RELATO DE UMA EXPERIENCIA NO CAMPO ESTÁGIO
O presente texto relata experiências adquiridas durante o período de estágio supervisionado do curso de Pedagogia, na qual através da observação da prática docente, da organização do espaço escolar e do comportamento dos alunos na interação entre todos os envolvidos no processo educacional, os estagiários, futuros professores participaram deste convívio e alguns fatos foram marcantes, exigindo conhecimentos em sala de aula, o que nos deu um olhar mais amplo diante das vivencias nesse período.
Palavras-chave: metodologia. Dificuldades de aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O relato de fatos que foram marcantes durante a experiência do estágio supervisionado é um dos principais objetivos deste texto. Partindo da rotina diária e comportamento dos alunos e professores. Presenciando as dificuldades enfrentadas no processo de ensino/aprendizagem, é possível elaborar um paralelo entre os conhecimentos acadêmicos estudados pelos estagiários com as observações na escola, verificando sua interferência neste processo e a análise do que vivenciou dentro e fora de sala. A partir dos princípios de ensino que o professor utilizou nas aulas, o que buscou maior interesse dos alunos.
2 DESCOBRINDO AS LETRAS GRADUADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UNICESUMAR
Durante todo o período de observações referente ao processo de estágio na Escola Carrossel Dourado Integração, estivemos a par do desenvolvimento de diversas crianças, cada uma com seu jeito de ser e viver. Em uma turma de jardim III, a professora mostrava muitas dificuldades devido ao comportamento das crianças, durante as aulas. Notamos que os alunos estavam muito desinteressados com as atividades propostas. Ela relatou de como era difícil reger aulas com crianças tão dispersas, havia sim alguns super interessados, que até ficavam bravos por tamanha desordem e falta de interesse dos colegas. A atenção é uma atividade orientada para o objeto e possui uma direção, o que significa