Parafusos
5.1 - Introdução - União Semi-permanente
Há dois métodos para uniões de peças: União Permanente (utilizando-se soldas e rebites) ou União Semi-permanente (utilizando-se parafusos e porcas).
A utilização de parafusos e porcas na união de peças são muito importantes para se ter projetos de qualidade e é necessário conhecer-se muito bem o desempenho desses componentes sob as mais diversas condições de uso.
5.2 - Roscas
Rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica.
As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas encontram-se no interior das porcas. As roscas externas se localizam no corpo dos parafusos.
As roscas permitem a união e desmontagem de peças.
Permitem, também, movimento de peças. O parafuso que movimenta a mandíbula móvel da morsa é um exemplo de movimento de peças.
5.3 - Classificação das Roscas
a) Quanto ao Tipo de Perfil do Filete
Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome às roscas e condicionam sua aplicação.
b) Quanto à posição * Rosca externa
É a rosca cujos filetes são gerados sobre um corpo cilíndrico ou cônico em sua superfície externa. Exemplo: parafusos. * Rosca Interna
É a rosca cujos filetes são gerados sobre um corpo cilíndrico ou cônico em sua superfície interna. Exemplo: porcas.
c) Quanto ao sentido de direção filete
O filete pode ter dois sentidos de direção: à direita ou à esquerda. * Rosca à Direita
É a rosca que, quando vista axialmente no acoplamento com uma peça rosqueada fixa,girando no sentido dos ponteiros do relógio se afasta do observador. Exemplo: todos os parafusos e porcas comerciais.
Olhando-se de frente, o filete é ascendente da direita para a esquerda.
Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda, conforme a figura.
* Rosca à Esquerda
É a rosca que, quando vista axialmente no acoplamento com uma peça rosqueada fixa,girando no sentido contrário aos ponteiros do