Paradigmas e ordem
Em sua obra, A águia e a Galinha, Leonardo Boff aborda a questão da existência humana e sua complexidade com uma metáfora, para ser mais compreendida. Comparando águias e Galinhas, Boff nos convoca a uma reflexão baseada nas atitudes destas aves, assim deparamo-nos com um importante debate a ser travado por toda a comunidade, em especial nós mesmos. A leitura nos propicia para que descubramos que somos mais do que somos e do que sonhamos. Nossos sonhos não devem ser vagos, devem ser um impulso para nossa luta, se o sonho se transformar em esperança, seremos apenas sonhadores, nada mais do que isso. Agindo assim, o homem entrega sua vida aos opressores, fica subordinado a desejos e sentimentos que não são seus. Porém não podemos nos entregar inconseqüentemente as alturas, pois como qualquer ser temos limitações e precisamos conhece-las. Quando abandonamos a realidade a qual estamos ligados, estamos correndo um risco de sermos abandonado pelos que estão ligados a esta realidade. A águia e a Galinha, cada uma tem sua importância em nossa existência e não devemos ser abandonadas, nem uma, nem a outra. Jamais conseguiremos equilibrar a águia e a Galinha existente em nós sem a ética. O proposto pelo Professor Leonardo Boff e que sejamos realistas e utópicos. Devemos "andar no vale, mas olhando as montanhas".
Este livro é de suma importância para a área administrativa, pois ela é muita ampla e complexa e com ele aprendemos a ter um crescimento, um autoconhecimento dos nossos sentimentos e objetivos. Ensinando a ser mais do que fomos até hoje e poderemos chegar ao topo se conseguirmos voar.
OBJETIVO
O livro tem como objetivo principal nos dar um despertar e nos mostra que,nós seres humanos, viemos ao mundo para realizar todos os nossos sonhos e projetos de vida, para o qual fomos criados.
Ao longo da vida entretanto, alguns perdem essa coragem e desistem de buscar a sua própria realização.
Acomodam-se e se deixam levar pelos