Paradigmas etapa 1 e2
FORTRAN
O nome Fortran vem das palavras FORmula, TRANslator, essa linguagem pode ser considerada a mãe de todas as linguagens de programação modernas, foi criada em 1956 pela IBM por um grupo liderado por Jonh W. Backus, é a linguagem de programação de alto nível mais antiga, ficou famosa rapidamente já que programas que normalmente levariam semanas para serem escritos, agora ficavam prontos em questão de horas.
A linguagem foi desenvolvida quase que sem nenhuma preocupação com estruturação lógica ou clareza em sua codificação, já que naquela época o uso dos computadores era praticamente exclusivo das pessoas do meio acadêmico cientifico.
Versões:
• Fortran 66, também conhecido como Fortran IV, criada em meados da década de 60 foi a primeira padronização da linguagem, a partir dela surgiu um grande numero de versões.
• Em meados da década de 70 surgiu o Fortran 77, com ele várias características foram adicionadas a versão anterior, como por exemplo a facilidade em programação de estruturas com blocos. IF / THEN / ELSE / ENDIF. Em 1978, uma extensão introduzia entre outros DO WHILE / END DO. Uma característica marcante do FORTRAN 77 são as regras de alinhamento das linhas do programa, uma herança da era dos cartões perfurados. A versão 77, foi o auge dessa linguagem de programação, existem mais programas escritos nesta versão do que em qualquer outra, até mesmo as mais recentes.
• Fortran 90, essa versão foi elaborada na década de 80 e embora outras linguagens de programação mais modernas tivessem quase que à substituído por completo, muitas características novas foram adicionadas a esta versão, como por exemplo: recursão, ponteiros e o tipo de dado TYPE, que permite uma maior abstração dos dados. Algumas das restrições anteriores também foram retiradas.
• Fortran 95 trouxe como novidade a possibilidade de se trabalhar orientado a objetos e acrescentou pequenas alterações ao FORTRAN 90,