paradigmas de progração
TIPOS DE DADOS
INTRODUÇÃO: Os programas de computadores produzem resultados manipulando dados. Um fator importante para determinar a facilidade com que eles podem executar tal tarefa é quão bem os tipos de dados coincidem com o espaço do problema.
DESCRITOR: É um conjunto dos atributos de uma variável. Em uma implementação, um descritor é um conjunto de células de memória que armazenam atributos de uma variável.
Exemplos:
BodyProcedure: Representa a estrutura de um procedimento que não retorna valor. Nele existem quatro parâmetros, descritos abaixo:
%1 - Nome do procedimento;
%2 - Lista de parâmetros;
%3 - Bloco de declaração de variáveis;
%4 - Bloco de execução de comandos.
BodyFunction: Representa a estrutura de uma função que retorna um valor de um determinado tipo. Nele existem cinco parâmetros, descritos abaixo:
%1 - Nome do procedimento;
%2 - Lista de parâmetros;
%3 - Bloco de declaração de variáveis;
%4 - Bloco de execução de comandos;
%5 - Tipo de retorno da função.
Os quatro primeiros parâmetros são equivalentes aos do descritor acima. O quinto parâmetro é obtido pelo retorno do descritor do tipo encontrado no arquivo XML. Os descritores que fazem referência aos tipos têm o mesmo nome encontrado no XML: o Letras; o Inteiro; o Fracionado; o Data; o Hora; o Lógico; o Tabela; o Variante; o DeclareParamIn.
Representa o formato de declaração de parâmetros de entrada de procedimentos e funções. Nele existem 2 parâmetros, descritos abaixo:
%1 - Tipo do parâmetro;
%2 - Identificador do parâmetro.
O primeiro parâmetro é obtido pelo arquivo XML e convertido pelo descritor do tipo correspondente. O segundo parâmetro é obtido pelo resultado conjunto entre o descritor PrefixVar e o nome do parâmetro no arquivo XML. O resultado completo é obtido em conjunto com o descritor ParamSeparator.
DeclareParamOut: Representa o formato de declaração de parâmetros de saída de procedimentos que retornam um valor. Nele existem