Paradigmas de linguagens
A disciplina de paradigmas de linguagens tem como objetivo o estudo dos principais paradigmas de programação utilizados para o desenvolvimento de programas para computador. Nesta disciplina, será abordada a evolução das linguagens de programação, contendo uma descrição objetiva da relação entre algoritmos e linguagens de programação.
Serão apresentados os componentes principais das linguagens de programação com o foco em (1) tipos de dados – em que serão discutidos os tipos de dados primitivos, tipos de strings de caracteres, tipos de dados ordinais definidos pelo usuário, tipos array, tipos registro e tipos ponteiro; (2) expressões – abordando questões relativas a expressões aritméticas, a expressões relacionais e a expressões booleanas, além de tópicos relativos a conversões entre tipos e precedência de operadores; (3) instruções de atribuições – discutindo os operadores de atribuição, bem como, a composição do operador de atribuição com outras operações; (4) estruturas de controle – em que serão abordadas as estruturas condicionais e as estruturas de repetição. Nas estruturas condicionais, serão discutidas a instrução de seleção unidirecional, a instrução de seleção bidirecional, o aninhamento de seletores e a instrução de seleção múltipla. Nas estruturas de repetição, serão abordadas os laços de repetição controlados por contador, e os laços de repetição controlados por condição lógica; Por fim, (5) subprogramas – em que serão discutidos a utilização de subprogramas no desenvolvimento de aplicações, discutindo tópicos como passagem de parâmetros por valor, por resultado e por referência.
Depois de apresentados os componentes fundamentais que fazem parte das linguagens de programação, serão estudados alguns dos principais paradigmas de linguagens de existentes. Este estudo tem como intuito a apresentação das características essenciais de cada paradigma, bem como, a demonstração de