Paradigmas Ambientais e Dominantes
Professor: Fernando Gonçalves
Aluna: Anne Caroline Morais 4NA
RESENHA CRÍTICA
Sobre os conceitos do marketing ambiental, o tema em questão sugere uma nova orientação para o marketing, um mercado a ser explorado, cujo público alvo procura por produtos elaborados de uma forma que valorize a vida e a preservação do meio ambiente. Hoje em dia já existe uma aceitação por partes de consumidores e empresas, e com tudo, essa nova orientação que também pode ser chamada de marketing verde ou ecológico, servirá como ferramenta de acompanhamento dos processos de elaboração e concepção, produto, entrega ao cliente e o descarte de um produto estimulando por partes das organizações, por um lucro responsável ambiental.
O produto deve ser considerado o objeto principal de comercialização, sendo desenvolvido para satisfazer ao desejo ou a necessidade de determinado grupo de consumidores, sendo sua função principal... Proporcionar benefícios para poderem ser levados ao mercado incluindo bens físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e ideias.
De acordo com KOTLER: “O produto pode ser caracterizado como algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer a um desejo ou necessidade”.
De acordo com esse conceito, um produto será ecológico quando cumprir as mesmas funções dos produtos equivalentes, mas causando um prejuízo perceptivelmente menor ao longo de todo o seu ciclo de vida. Tratando-se de considerar a existência de uma evolução técnica constante e a necessidade de melhoria contínua para definir um produto ecológico.