Paradigma fotográficos
FELIPE DOS SANTOS PACHECO
Análise da imagem:
Paradigmas fotográficos
Itajaí, Santa Catarina
2012
Paradigma Pré-fotográfico
O conceito pré-fotográfico busca traços de semelhança, enclausura um momento. (ícone)
No cartaz para Moulin Rouge (1881), sugere sexo e divertimento aos cavalheiros dispostos a gastar algum dinheiro, o cartaz tem “contorno simples”, ausência de sombras e não mais do que 6 cores, e o pintor buscou retratar aquela realidade da época.
Abaixo um dos melhores exemplos da integração entre criação artística e publicitária: pintura de Andy Warhol da garrafa de vodca da Absolut, onde o pintor cópia utilizando a pintura o retrato de uma garrafa.
Paradigma fotográfico
No conceito do paradigma fotográfico a imagem tem ter uma relação de causa e efeito entre a imagem e o que ela representa. (índice)
Campanha da Vogue para um catalogo de verão, onde o fotográfo fez um registro do tempo, com o fenômeno físico químico para que fosse multiplicada a foto para revistas e catálogos.
A Vogue Eyewear, marca de óculos, lançou sua 1ª coleção masculina em Paris, a Vogue Eyewear for Men – e chega com apoio de Jude Law! O ator foi convidado pra ser o embaixador da grife e também é o garoto-propaganda da campanha de estreia.
Paradigma Pós-fotográfico
No paradigma pós-fotografico não é tão importante a realidade fiel, mas sim a informação que se quer passar, e o que representa. (Símbolico)
Acima o hambúrguer do Mc Donald totalmente tratado e montado para vender a imagem da marca.