Paradigma Da Inclus O
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusao-escolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real
http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/deflei7853.htm
O filme nos trás uma realidade presente em nossas escolas. E um tema que divide opiniões quanto aos seus reais limites e possibilidades. Para que haja a inclusão escolar é necessário que alunos com necessidades especiais participem das mesmas atividades que os outros alunos, orientados por professores capacitados. Mas às vezes não é isso que acontece, sendo essas crianças separadas das demais. Tendo em vista que algumas escolas e profissionais de ensino não estejam devidamente preparados para lidar com as inúmeras situações que surgem com a prática inclusiva, ao mesmo tempo as próprias estruturas escolares não condizem com as reais necessidades que a inclusão requer para sua efetiva implantação, o caminho a ser percorrido ainda é longo.
Este fato, do qual está bem explicito no filme, onde tanto a escola como os professores se sentem despreparados para o devido acolhimento de alunos com necessidades especiais, seja por falta de capacitações, ou pela estrutura da própria escola. A insegurança, também parte dos pais em ter que deixar seus filhos na escola por temer que seus filhos venham a sofrer preconceito por parte dos demais alunos, sendo vítimas de violência, provocadas por processos como o bullyng, o que os leva a situações contrárias em grande parte à prática da inclusão, e a incerteza dos professores em não saber lidar com a situação torna a questão um pouco mais complicada.
Mas com o trabalho de professores capacitados, juntamente com uma equipe escolar e todos que estão nesse ambiente, a inclusão tem tudo para dar certo.
E não há dúvidas que se essas barreiras e preconceitos forem rompidos, este tipo de educação irá ocasionar em um grande desenvolvimento das capacidades e habilidades da pessoa com deficiência. Obviamente que esse