Para o verdadeiro crente, os dias atuais são mais difíceis?
Se disséssemos que hoje, para professar a nossa fé, sustentar o baluarte da santidade e abraçar a causa da separação do mundo, é mais difícil do que a trinta, cinquenta, mil ou dois mil anos atrás seria a mesma coisa de dizer que, para sermos crentes atualmente, teríamos que ser mais fortes que Jesus. Isso mesmo, Jesus, pois Ele é nosso referencial, nosso mestre e exemplo por excelência.
A Bíblia afirma que em TUDO foi tentado, “sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” Hb 4:9, portanto, não podemos ter a prepotência de dizer que hoje é mais difícil, do que noutras épocas, para se manter uma vida Cristã autêntica.
Os tempos mudaram, sim. É bem verdade que o inimigo tem muitas estratégias sutis e sorrateiras para nos ludibriar e nos afastar da Presença de Deus, ele usa as mídias, a educação, a desestruturação dos lares; hoje temos os “Whatsapps” da vida que promovem pornografias sem nenhum tipo de censura, o Facebook promovendo intrigas e discórdias, a internet de portas escancaradas para a promiscuidade e falcatruas. Mas, em contrapartida, nunca foi tão fácil ter acesso ao Evangelho, hoje temos uma total liberdade religiosa, pleno acesso a Palavra de Deus. Ser crente está até “na moda” (tão fácil que até nos preocupa se não será necessária uma perseguição para separar o “joio do trigo”), até a China está abrindo as portas para as Boas Novas.
Porém os desafios são os mesmos. Até a estratégia de Satanás é a mesma confundindo o ser humano: “foi isso mesmo que Deus disse?” Gn 3:1, “não faz mal algum”, “certamente não morrerão” Gn 3:4, despertando os mais primitivos desejos de poder e conquista: “vocês serão como Deus”, “vocês terão o conhecimento” Gn 3.5, “te darei todos os reinos do mundo e a glória deles” Mt 4:8,9, “pare de sofrer”, “ordene a sua benção”, “você pode, você consegue, é só determinar”