Para uma forma o repleta de sentidos
5º período – Pedagogia
O fazer na educação
Descrever seus alunos, o professor preocupado com a formação de seres históricos, busca no dia-a-dia observar a sala de aula e, a partir dessa observação, encontrar uma solução para os problemas por eles descritos. O educador deseja explicar o que vê, para buscar soluções que satisfação as descrições que fazem, principalmente, do comportamento de seus educandos. Eles acreditam que assim, encontraram os motivos que fazem seus alunos serem o que são e, consequentemente, conseguiram colocar em ordem o que veem como errado, direcionando-os para um suposto caminho melhor.
A cultural ocidental ditou o modo como os professores realizam suas observações. O professor consegue descrever detalhadamente seus alunos tornando explícito o que falta e destacando o que se deve fazer, mas apesar disso, não consegue refletir sobre as práticas cotidianas que precisam ser feitas. Isso deixa claro que o seu conhecer está centrado na ação e não na reflexão.
Descrever situações tidas como problemáticas não é o mesmo que refletir sobre elas. Devemos direcionar nossa visão, ver a situação e fazer algo com aquilo que vemos, já que, o que importa não é o olhar, mas sim o que se pode fazer a partir desse olhar.
Existem diversas situações que merecem atenção na escola, só que, quando direcionamos nossos olhares para apenas uma questão, estamos tornando essa parte maior que todo o resto. Sendo assim, é necessário olhar para os alunos como um todo, compreender que suas vidas estão interligadas e que os problemas existentes na vida de alguns alunos podem estar presentes na vida de outros.
É necessário deixar claro que o educador também faz parte dos problemas escolares. Os professores possuem um vasto conhecimento adquirido pelas práticas, estudos e observações ao longo de sua formação docente, portanto, não pertencem a um grupo que necessita aprender primeiro para fazer depois. O que os caracteriza é fazer