Para Trabalho Feito
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo discutir a violência simbólica dentro do contexto escolar, delimitando a escola pública como o principal campo desta pesquisa, considerando a relação hierárquica do corpo Docente sobre o Discente, pautada na explicação do sociólogo Pierre Bourdieu que deu corpo ao tema “violência simbólica”, o qual posteriormente passou a ser estudado por outros pesquisadores.
Palavras-chave: Violência, escola, subjetividade.
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem o intuito de explorar o referido tema, uma vez que se trata de um assunto relativamente novo sob a perspectiva simbólica e requer discernimento e estudo mais específico.
O interesse na escolha desse tema surgiu a partir do conhecimento abordado no decorrer das aulas da disciplina “Fundamentos da Questão Social no Brasil e Diagnóstico Social” ministrada pelo professor Me. Ygor Alves, causando um desejo em conhecer melhor o tema e suas principais fundamentações.
Apesar de sentir dificuldade em encontrar material teórico para fundamentar a pesquisa, encontramos nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu, o principal responsável por esta teoria, um excelente material para a descrição e compreensão do tema, cujo grande diferencial está na análise do poder simbólico, poder invisível que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que estão sujeitos a esse poder ou mesmo daqueles que o exercem. O qual tem se manifestado em grandes proporções na maioria das escolas do Brasil, tornando-as cada vez mais vulneráveis a conflitos e ao aumento das desigualdades sociais. Dessa forma, o presente estudo, traz como método de pesquisa, a bibliográfica, buscando outros estudiosos que também abordam o referido tema, mas que, em quase todos encontramos plena convergência para o estudo de Pierre Bourdieu.
2. A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA
O referido tema está pautado na necessidade de ir “além das aparências”, e buscar conhecer dimensões e