Para Que O Ensino Da Hist Ria Torne
Quando convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos chamados de sujeitos históricos.
Você também é um sujeito histórico. Pense nas atividades que você faz durante o dia, nos lugares que frequenta, nas pessoas com quem você se relaciona. Você está escrevendo a sua própria história e participando da história de outras pessoas!
Para que o ensino da História torne-se interessante, é fundamental que o professor possua uma desenvoltura para que o aprendizado seja rápido e estimulante para os alunos, através de uma abordagem de temas como a história na educação infantil, o nascimento da humanidade, o estudo das ciências humanas, entre outros assuntos relevantes.
A atuação do professor envolve a constante reflexão sobre o perfil do aluno, os objetivos do curso, a metodologia utilizada, os resultados esperados e as experiências vivenciadas para que possamos reavaliar o trabalho pedagógico desenvolvido. Dessa forma, ele busca descrever, refletir e avaliar algumas experiências educativas na disciplina Fundamentos e Métodos do ensino de História, considerando as especificidades da formação do professor para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental. A História passou por várias fases, mas, a mais importante foi quando ganhou nova dimensão e contorno com a Escola dos Anales, bem como, a noção de sujeito histórico também foi modificada. A História passou a se preocupar com uma maior visão do mundo, e não só de poucos homens, com ações puramente isoladas, individuais, dos poderosos, enfim foi desenvoçlvida uma visão macro da História.
Introdução História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, mas, nem sempre desenvolvido de modo correto, considerando sua importância para a formação dos indivíduos, pois