para que servem os mapas
R: Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... É uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma Região ou País.
Projeções cartográficas mais conhecidas:
- Projeção Cilíndrica: o plano da projeção é um cilíndrico envolvendo esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual desenhado o mapa.
-Projeção Cônica: a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos. Nessa projeção, as distorções aumentam conforme se afasta do paralelo de contato com o cone. A projeção cônica é muito utilizada para representar partes da superfície terrestre.
-Projeção Plana ou Azimutal: a superfície terrestre é representada sobre um plano tangente á esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do polo. As deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência. É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central.
Imagens:
O que é escalas
As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica. - Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.
Ex: 1/10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.
- Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.