Para Que Serve A Sociologia
A sociologia serve-nos, em primeiro lugar, como instrumento de conhecimento. Juntamente com as outras ciências sociais, dizem-nos como funcionam as instituições sociais, quais as regras escritas e, sobretudo, não escritas, em que os indivíduos e os grupos sociais se apóiam. Tem o importante e essencial papel de estudar criticamente essa sociedade e analisar qualquer instituição e comportamento social fazendo uso da racionalidade. Desmistificando, destruindo estigmas e senso comum nas quais os comportamentos sociais de um indivíduo ou da sociedade como um todo é moldado. Em termos simples, a sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos. A Sociologia é constituída de teorias que buscam analisar as relações sociais que se estabelecem na sociedade. Essa análise é feita a partir de uma construção teórica que organiza a sociedade dentro de categorias. É uma construção a partir do real, mas sempre conceitual. A questão fundamental é perceber quais são as categorias que possibilitam interpretar a sociedade.
A sociologia é, para todos os fins, uma ciência. Está intimamente ligada ao método científico, embora se divirja em certos pontos, e se propõe a compreender processos e fenômenos, direta ou indiretamente, observáveis. Muito embora não seja possível colocar uma sociedade ou uma interação social sob a lente de um microscópio, é possível que se aborde partes específicas de nossa realidade para que possamos observá-la e, a partir dessas observações, tentar traçar explicações, teorias e conclusões sobre esses “objetos” que também são concretos em sua própria forma.
Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas