PAra pessoas timidas
Share on facebook Share on twitter Share on google_plusone_share Share on email Share on print
Ninguém escolhe ser uma pessoa tímida. Essa característica é própria de cada um e mais comum do que se possa imaginar. Estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Stony Brook, de Nova York, da Universidade Southwest, na China, e da Academia Chinesa de Ciências, feito a partir da observação comportamental e de imagens do cérebro de pessoas extrovertidas e introvertidas mostrou que um em cada cinco indivíduos pode ser considerado tímido.
O nome técnico dado pelos cientistas para as pessoas tímidas é o de portadoras de personalidade SPS, do inglês Sensory Perception Sensitivity -Percepção de Sensibilidade Sensorial, em uma tradução literal, ou pessoas extremamente sensíveis, em uma passagem da expressão para o português de forma mais livre. A pesquisa foi publicada no jornal "Social Cognitive and Affective Neuroscience" (Neurociência Social, Cognitiva e Afetiva).
Foto: iStock.
Pessoas tímidas são lentas para se "aquecer" em eventos sociais
Esse traço de personalidade aparece em pessoas -que foram caracterizadas pelos cientistas que conduziram o estudo- com tendência a serem inibidas, que são lentas para se "aquecer" em situações sociais, que choram com facilidade, costumam fazer perguntas incomuns e têm pensamentos profundos.
Os resultados das observações desses indivíduos considerados altamente sensíveis mostrou que eles tendem a prestar mais atenção aos detalhes e possuem atividade maior em certas regiões do cérebro ao tentar processar essa informação visual do que aqueles que não entram nessa classificação.
Situações cotidianas incomodam mais os tímidos
No dia a dia, as pessoas tímidas, ou altamente sensíveis, como são descritas no estudo, optam por levar mais tempo até que tomem uma decisão. São mais conscientes de suas atitudes. Precisam de um tempo maior para si mesmas a fim de que possam refletir. Ficam