Para nossa reflexao
Preâmbulo da Constituição da república Federativa do Brasil (1988), Fonte: Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos
Item 2: Refém da drástica exploração da força de trabalho, com remuneração desproporcional aos custos decorrentes das necessidades no vínculo familiar, tais como: moradia, alimentação, saúde, lazer, um operário paraibano chega ao seu chefe e diz:
- Operário: Ô patrão, moro na periferia da cidade, tenho uma mulher e dois filhos. Minha residência é dentro de um cortiço, com um banheiro compartilhado entre todos os moradores. Quando vinha para o trabalho, após despedir dos meus parentes, estive diante da morte, no meio do fogo cruzado entre a polícia e os traficantes lá na comunidade. Entrei em desespero, retornei pra casa, temendo que todos estivessem mortos. Não houve morte, mas com os estilhaços meu filho hoje possui um problema neurológico, sua vida depende de uma cirurgia que custa R$ 10.000. Amanhecemos famintos, pois o dinheirinho que havia foi gasto com transporte até o hospital. Indaguei os “homens brancos” e estes falaram que infelizmente não havia atendimento móvel de urgência, com os trotes predominantes. Minha mulher agora chora. O que vestimos é doado da capela. Cheguei atrasado pois vim a pé. Peço o socorro do senhor!!!
- Patrão: Desolador é o seu relato. Compreendo que dentre as suas solicitações, predomina o aumento salarial. Infelismente