Para falar em público
REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Ã Ã
Profa. Profa. Me. Viviane V. Herchmann
TRABALHE O MEDO CONSCIENTEMENTE
Não é possível eliminar totalmente o medo e ele é fundamental para a sobrevivência, ao l f d l b i ê i evitar displicência e relaxamento em demasia. p
Não existe o medo de falar em público, p mas vários medos interagindo: o medo de ser o centro das atenções; entro d s ten ões o medo de ser questionado; q ; outros específicos de cada comunicador.
Identifique as causas e prepare uma estratégia de fq p p g ação. Isso facilita a administração racional do medo, tornando mais eficaz a comunicação.
ADMINISTRE SEUS MEDOS ANTES DE UMA APRESENTAÇÃO: APRESENTAÇÃO
prepareprepare-se mental e fisicamente; ensaie; ; pratique.
NÃO TENHA MEDO DO SILÊNCIO
Vivemos envolvidos por palavras, sons e movimentos e, por isso, muitas vezes, o e isso vezes silêncio parece insuportável.
Falando ou em silêncio, a comunicação está sempre presente.
Aprender
a linguagem do silêncio nos possibilita lidar melhor com nossas emoções e efetivar uma interação mais profunda com a p platéia/alunos/ouvintes. / /
NÃO COMECE UMA APRESENTAÇÃO SEM AQUECIMENTO
O
aquecimento do comunicador deve ser tanto físico quanto mental.
faça l f pelo menos vinte minutos de exercícios i t i t d í i de dicção e articulação, e de relaxamento para os músculos da face e da região do p pescoço; ç repasse mentalmente o roteiro, reforçando a l i f d introdução e o encerramento; concentre-se para começar b o t b lh concentret bem trabalho.
MANTENHA CONTATO VISUAL COM A PLATÉIA
O contato visual é um importante p canal de identificação da personalidade do profissional. O profissional olhar transmite segurança e confiança, além de manter o fi lé d t r interesse do público.
• O olhar é o elo entre o palestrante e o lh l t l t t ouvinte, através do qual muitos dados e intenções são transmitidos. Por isso,