para entender kelsen-RESUMO
Sobre Kelsen:
Hans Kelsen, era de origem judáica, o que tornou marcou sua vida com experiências difíceis e o obrigou a exilar-se nos Estados Unidos. Jurista austro-americano, considerado um dos mais importantes e influentes do século XX.Suas obras contribuíram para a sistematização e a consolidação do Direito como ciência autônoma a sua obra mais famosa é a Teoria Pura do Direito, além disso contribuiu com diversos acréscimos no campo do direito público e internacional. Kelsen desenvolveu teorias sobre diversos temas jurídicos, tais como justiça, democracia, direito internacional e teoria do Direito e do Estado. Uma das suas produções literárias que teve maior repercussão no mundo jurídico é Teoria pura do direito, obra que se destacou pela grande divulgação e influência na ciência jurídica.
Na história do pensamento jurídico, Hans Kelsen é considerado o representante máximo da corrente jusfilosófica positivista. Autor intelectual da Constituição republicana austríaca.
Foi considerado recucionista, pois alegavam que Kelsen não levava em consideração as dimensões socias e valorativas. Tornando a ciência jurídica puramente normativa e deprovida do caráter humano.
Sobre a obra: Procura esclarecer, de forma didática, os ensinamentos científicos de Hans Kelsen,abordar variados aspectos da teoria da norma jurídica, discutir e propor os princípios e métodos da teoria jurídica. Essa preocupação aborda o final do XIX e começo do século XX.
Kelsen tinha como objetivo conferir a ciência política um metódo e objeto próprio, o que superaria os problemas metodológicos, que incluiam a ciência jurídica as ciências humanas e princípio da ciência natural e dar ao jurista autonomia científica, aborda também a influência do positivismo no direito.
INTRODUÇÃO:
Determinou o princípio da pureza: o método e o objeto da ciência jurídica devem ter como base a norma.
Norma para Kelsen: são prescrições de dever ser.