Papper Estagio
ROSIMARE MACHADO AFONSO
Prof. Carlos Simões.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (MAD0194) – Estágio
05/06/14
RESUMO
O ensino da matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem. Aprender matemática não é fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. A matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Conseqüentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento critico e da criatividade apoiadas não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela ciência em questão, mas também sobre suas aplicações.
Palavras-chave: ensino; dificuldades; aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Os problemas que se levantam no processo de ensino e aprendizagem matemática em todos os níveis não são novos. Tal como não é novo o mal estar que eles provocam em alguns alunos e professores. Os problemas são muitos variados e difíceis.
A disciplina da Matemática tem às vezes uma conotação negativa que influencia os alunos, alterando mesmo o seu percurso escolar. Eles sentem dificuldades na aprendizagem da Matemática e muitas vezes são reprovados nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovados, sentem dificuldades em utilizar o conhecimento adquirido, não conseguem efetivamente terem acesso a esse saber de fundamental importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática provoca fortes sentimentos de aprovação ou de rejeição nos alunos. Alguns alunos, devido a um passado de insucessos em Matemática, acreditam que não são capazes, o que os levou a construírem baixa auto-estima. Optou-se por este tema, “Dificuldades de aprendizagem na matemática”, pelo fato de perceber que o ensino-aprendizagem da Matemática tem sido motivo de