Papisa Joana - pontos
2. Título do filme:
A Papisa Joana
3. Ano de produção do filme:
2009
4. País de produção do filme: Reino Unido, Alemanha
5. Diretor do filme:
Sönke Wortmann
6. Gênero do filme:
Drama histórico
7. Filme assistido em:
23/05/2013
8. Tema central do filme: Religiosidade, mulher na sociedade (em especial quanto à igreja)
9. Textos da unidade
OPTIZ, Claudia. O quotidiano da mulher no final da Idade Média. In: DUBY, Georges et PERROT, Michelle. (Dir.) História das mulheres. A Idade Média. Porto: São Paulo: Afrontamento, Ebradil, 1993, 5v. V.2.p.353-368.
FRANCO JR,. H. Joana, Metáfora de Androginia Papal. In: Os Três dedos de Adão. Ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Edusp, 2010.p. 173-192.
ORLANDIS, J. La Conversion de Europa al Cristianismo. Madrid: Rialp, 1988.p. 149-157
SCHMITT, Jean-Claude. Superstições na aldeia. In: História das superstições. Lisboa: Fórum, 1991.p. 97-133
10. Identificação de três aspectos do filme considerados relevantes à luz dos textos e da discussão que precedeu a exibição:
No filme da Papisa Joana fica evidente as reminiscências pagãs presentes na vida da população em convívio com a fé cristã, a mãe de Joana conta a Joana, quando nova, histórias a respeito de divindades pagãs, fato que Orlandis levanta na página 156 do texto do autor utilizado nesta unidade, onde levanta a prática poética, dos skalds, a cena do filme não retrata exatamente a prática poética, mas ainda assim trata da sobrevivência de histórias anteriores ao cristianismo passados pela prática oral adiante como parte integrante da vida, no caso do filme há consequência negativa devido ao pai da família ser um homem de Deus o que remonta ao texto Optiz na página368 onde se falam de atitudes repressivas que o marido por exercer sobre sua mulher, inclusivo através do uso da violência, o que é retratado no filme, mas ainda assim fica claro que os conhecimentos e histórias de deuses anteriores ao cristianismo