Paper
Juliana Vieira de Souza
Prof. Lídio Rodrigues Sobrinho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1641) – Prática Módulo II
25/11/2010
RESUMO
Consentirá neste trabalho um breve resumo sobre a história de Imbituba com a ênfase na sua economia. Abordarei o setor primário frisando a pesca, o secundário, Indústria, Comércio e sobre o setor terciário, o Turismo. Ao final um breve relato sobre o crescimento econômico de Imbituba.
Palavras-chave: Comércio. Imbituba. Indústria.
1 INTRODUÇÃO O referente paper virá destacar o crescimento econômico da cidade de Imbituba e seus aspectos.
Vasconcelos e Garcid (2004, p.89) afirmam que “Quando se fala em crescimento econômico, estamos nos referindo ao crescimento da renda nacional per capita, ou seja, em colocar a disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.”.
Enfatiza os benefícios de se desenvolver o setor terciário da região buscando aprimorar o turismo
do município e o crescimento das atividades portuárias viabilizando uma maior integração do porto
com o município e promovendo na cidade uma visão do porto como tentáculo de ligação da economia
municipal com o resto do mundo.
Imbituba evolui economicamente nas últimas décadas em decorrência de vários aspectos: desenvolvimento da área portuária, o crescimento do setor comercial em decorrência da instalação de empresas como a ICC e a Cerâmica, e a instalação do porto com seus indícios de prosperidade ao decorrer dos anos.
2 ORIGEM DA CIDADE NASCENTE e SAMPAIO (1978) afirmam que “Imbituba” provém do indígena “Embetuba” ou “Imbituba” que significa região com imensa quantidade de imbé, uma espécie de cipó escuro-roxo, muito resistente, usado para confecção de cordas.
A etimologia do termo