paper
Geovana Barcelos Bastos
Professora Joseane do Canto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED0627) – Prática Educativa
03/11/2014
RESUMO
A educação Infantil é a fase fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. A Educação Infantil no Brasil vem evoluindo desde a Constituição Federal de 1988 e com a LDB 9.394/96 que a partir daí passou-se a ser responsabilidade dos Estados e dos Municípios a garantia para as crianças de 0 à 6 anos. Tendo grande influencia dos pedagogos americanos, como Maria Montessori, Waldorf, Freinet entre outros. Vemos também a importância do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento emocional da criança.
Palavras-chave: Educação Infantil; Professor; Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma solicitação da Prática Educativa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci— UNIASSELVI. Este trabalho apresenta um estudo sobre a educação infantil, por ser um período fundamental no desenvolvimento da criança.
Com isso este trabalho fala um pouco da evolução da Educação infantil, alguns dos estudiosos que influenciaram na qualificação da educação do Brasil, na importância do professor, e de como é importante o brincar nesta etapa.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A Educação Infantil no Brasil
A educação infantil no Brasil, por muito tempo, não era obrigatório do ponto de vista legal. A educação infantil, primeira etapa da educação Básica tomou corpo na educação brasileira a partir da Lei LDB 9.394/96, que até então não era responsabilidade do poder público ofertar às crianças este tipo de educação.
Somente depois da Constituição Federal de 1988 e da LDB 9.394/96 é que se passou a se garantir a educação infantil para todas as crianças.
A ideia de proteger a infância começou a despertar nas ultimas décadas do século xix só começa a se alterar no inicio do século XX. Em 1908 teve inicio a “primeira creche”.
Nas