paper
Curso – Gestão Comercial
22-05-2014
RESUMO: O presente trabalho abordará a influência direta da sociedade no meio ambiente de uma forma sucinta, salientando os aspectos positivos e negativos dessa interação. A extração dos recursos naturais para a manutenção da sociedade e dos seres vivos e a busca por equilíbrio e reintegração do sistema natural. A busca pela sustentabilidade na atualidade, a racionalidade ambiental e consumo consciente dos recursos naturais.
Palavras chaves: Sociedade, meio ambiente, equilíbrio sustentabilidade.
1. INTRODUÇÃO.
O sistema natureza compreende o conjunto de componentes biológicos, físicos, químico que interagem no interior dos grandes domínios de organização biológica. Este sistema incorpora a humanidade, na perspectiva de organismo vivo, tomada individualmente ou reunida em populações. Já o sistema sociedade compreende o conjunto de elementos e de processos sendo que esta articulação participa na organização, reprodução e evolução das relações sociais e dos fatos culturais.
A preservação do meio ambiente, desde o início do século, deixou de ser tratada como assunto de um pequeno grupo de pessoas que alertavam para a necessidade de se preservar o bem mais fundamental da vida, a maior fonte de energia dos habitantes do nosso planeta.
A contradição dessa relação homem x natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais, visto como geradores de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida que ocasionam os aspectos negativos diretos ao meio ambiente.
Dados científicos alertam que aproximadamente daqui a vinte anos, uma escassez dos recursos naturais como a falta de água doce no planeta vai afetar a população mundial.
2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A RACIONALIDADE AMBIENTAL.
Na atualidade as empresas iniciam suas atividades já com a conscientização ambiental,