paper
PROFª:
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI UNIASSELVI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS (LED 0167) LETRAS ESTÁGIO II
RESUMO
Os gêneros textuais ocorrem desde quando surgiu as primeiras manifestações da escrita alfabética. Os gêneros textuais com suas multiplicidade tornou-se um importante aliado no ensino da língua portuguesa. Aos poucos ele está tomando o seu lugar nas aulas e deixando- as cada vez mais dinâmicas e interativas. Ao identificar os gêneros textuais estamos seguindo o objetivo deste trabalho, que é identificar o uso dele nas práticas docentes. A temática surge logo que começaram os estágios de regências na E.M.E.F de Paruru e auxiliados de leituras bibliográficas conseguimos este trabalho que aqui apresentamos. Após as observações do comportamento dos alunos e professores pudemos constatar que todos buscam dar o melhor de si em busca de uma melhor educação.
PALAVRA-CHAVE: GÊNERO TEXTUAL, ENSINO, LINGUA PORTUGUESA.
1 INTRODUÇÃO
Não é de hoje que o texto faz parte do nosso dia a dia. Utilizamos os textos das mais variadas maneiras possíveis, para dar um bom dia, para convencer alguém a comprar alguma coisa, para pedir ajuda entre outras coisas.
Embora diferentes entre si, eles sempre possuem pontos em comum, seja no conteúdo ,na estrutura ou na linguagem, quando temos todos esses conjuntos de características semelhantes dentro de um mesmo texto ele configura-se como gênero textual.
Os gêneros textuais configuram-se ainda como as diferentes maneiras de organização das informações linguísticas dentro de um texto.
Não podemos confundir gênero textual com tipologia textual. A tipologia textul tradicional é dividida em narração, descrição, dissertação, injunção e exposição.
Deste modo o objetivo deste trabalho é mostrar a diversidade e as características dos gêneros textuais e principalmente como ele vem sendo aboradadonas aulas na E.M.E.F de Paruru, e por endenter também a importância da