Paper
FUNÇÃO CONTÁBIL: NA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE.
Acadêmico:
NAZARÉ DE FÁTIMA ALVES FERREIRA
Professor Tutor Externo
ANA CRISTINA CORREIA.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis Turma: CTB0049 - Paper 1º
27/06/2011
RESUMO
Desde o início da humanidade a contabilidade já faz parte da vida do homem, vindo com o desenvolvimento natural da civilização a desempenhar um papel fundamental no controle de seu patrimônio. O registro de todos os dados que afetam o patrimônio é importante para o seu efetivo controle, sendo a escrituração o fulcro de toda a contabilidade, pois possibilita a extração de informações que influenciarão a tomada de decisão de todas as entidades.
Palavras-chave: Ferramentas teóricas. Função Contábil. Evolução da Contabilidade
1 INTRODUÇÃO
A origem da contabilidade, de acordo com pesquisas, remonta há mais ou menos 2.000 a.C., estudos afirmam que a humanidade já se preocupava em controlar seus bens, direitos e obrigações.
Quando o homem caçava animais ou colhia alguns frutos, registrava tudo com gravuras nas paredes, sendo esta a mais primitiva maneira de anotar a sua “contabilidade”. Com a evolução da humanidade, surgiu a necessidade de organizar este registro de informações e aperfeiçoar técnicas para controlar o seu patrimônio.
No período medieval (1202 – 1494), foi enfatizado que a teoria contábil correspondia com a teoria dos números positivos e negativos, contribuindo para a inserção da contabilidade entre os ramos do conhecimento.
O aparecimento da obra do Frei Luca Paccioli (Toscana, Itália, sec. XV) marca o início da idade moderna (1494-1840) para a contabilidade. Neste período foi marcada a sua fase da pré-ciência, pois esta se tornou vital para se estabelecer o controle de inúmeras riquezas oriundas do comércio com o Novo Mundo.
No período científico (1840) da contabilidade, surgiram três grandes