paper
A comunidade de ontem e de hoje
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Comunidade de Jorocazinho de cima
PROBLEMA
A necessidade de criar uma comunidade para executar suas rezas, festividades, novenas e outras organizações.
Sua localização era em local privado e não tinha um espaço mais amplo para realizar suas praticas religiosas, pois o numero de fiéis era numeroso por reunir grupos de outras localidades vizinhas, a comunidade de Jorocazinho nesse momento era única na região
HIPÓTESES
A Comunidade deveria concentrar-se mais nas práticas religiosas incluindo outras manifestações como promover quermesses, e as festividades sem uso de bebidas alcóolicas isso diminuiria as brigas nas festas realizadas na comunidade.
Formar novos grupos dentro da comunidade para fortalecer suas praticas religiosas, grupos de danças,teatros,incluindo mais os jovens e as crianças dentro da comunidade.
INTRODUÇÃO
A comunidade cristã de Jorocazinho de cima fundada a aproximadamente 45 anos, a principio funcionava em uma casa particular e denominava-se irmandade, reunia outros grupos de outras localidades vizinhas, concentrando um grande número de fiéis eram cultuadas rezas em latim, ladainhas e faziam círios fluviais e festividades.
Houve a necessidade de criar uma comunidade e com prédio próprio (barracão) para realizar suas festividades onde concentrava-se um grande número de brincantes.
No decorrer dos anos foi implantado um novo prédio, a irmandade passou a se chamar comunidade,surgiram o outros tipos de manifestações religiosas,as rezas não eram mais rezadas em latim,permaneceu os círios fluvias,a festividade de NªSrª do Livramento,porém sem bebidas alcóolicas.
Nesse momento houve a necessidade de criar novas comunidades junto com a paroquia de São João Batista na cidade de Cametá,formando a área padre José Favacho reunindo todas as comunidades dessa região.
A comunidade de Jorocazinho tornou-se uma referência nessa região por criar projetos como corte costura,