paper
Projeto Identidade, Autonomia e Diversidade.
Cada um se observou no espelho: cor e comprimento dos cabelos, se o cabelo é liso ou crespo, a cor dos olhos, cor da pele... Ao se observarem no espelho, falavam o que viam. As crianças também observaram detalhes em seus rostinhos, como manchinhas e marquinhas. Após se observaram, cada um fez seu auto retrato. http://educacaoinfantilecidadania.blogspot.com.br/2013/05/como-eu-sou-auto-retrato-jardim-a.html Autorretrato com arte
A construção do autorretrato é sempre uma bela oportunidade da criança valorizar sua imagem .Enriquecendo ainda mais sua auto estima.E fazer isso com ARTE fica divertido!VEJAM COMO TUDO FOI FEITO.
E o momento mais divertido chegou... cada sapequinha com muita criatividade e alegria pintou seu autorretrato com guache ...os sorrisos revalam todas as sensações!!
CADA DETALHE MOSTRA QUE MOMENTOS COMO ESSES SÃO ÚNICOS E ENRIQUECEM CADA UM DE NÓS.
Depois de muita arte cada criança nomeou seu autorretrato e colocamos em um mural para que todos pudessem ver e admirar as riquezas que cada um possui.
http://www.brincadeirasdeprofessor.com.br/2012/02/autorretrato_12.html
Autorretrato
Para trabalhar a questão do autorretrato com as crianças de 5 anos, alunos da Educação Infantil, iniciei uma discussão questionando qual era a cor da pele de cada um. Quase todos me responderam que tinham a pele branca. Comparamos a pele de cada um com uma folha de papel sulfite e com uma folha da cor preta, e todos concordaram que ninguém na sala se parecia com o branco ou o preto.
Apresentei o texto "E o branco?", extraído do livro "O Menino Marrom", de Ziraldo.
E o branco?
E voltou aquela discussão: o que é realmente branco na natureza? O tipo de pergunta de menino curioso! O técnico do Instituto Félix Pacheco que me desculpe, mas tem cabelo de velhinho que é branco mesmo, branco-omo-total!
Tem muito pelo de animal: o pelo do urso, o pelo do coelhinho