paper
NORMAS DE FORMATAÇAO
Veja também: Sugestões de Temas
Veja também: Como começar a Investigação Científica?
Veja também: Procedimentos Iniciais para a elaboração do trabalho acadêmico.
Veja também: Como elaborar seu próprio trabalho acadêmico: (monografias, dissertação, teses, tcc´s, etc.)
Veja também: Como formatar seu próprio trabalho acadêmico: (monografias, dissertação, teses, tcc´s, etc.)
Baixar: modelo de fichamento
A leitura de textos teóricos exige capacidade de interpretação e sistematização. Para tanto, existem técnicas de leitura que são, também, técnicas de pesquisa. Nesse aspecto, o fichamento é procedimento importante na organização de dados integrantes da efetivação da pesquisa de documentos. Ele serve para arquivar e organizar as principais informações provenientes de leituras, devendo permitir um fácil acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho. A forma de registrar as informações nas fichas depende da organização de cada leitor, podendo ser utilizadas as tradicionais fichas de cartolina pautada, a folha comum de um caderno ou, mais modernamente, fazendo-se uso de um banco de dados de um computador. O importante é que as informações estejam bem organizadas, de modo a facilitar o acesso às mesmas. De acordo com diferentes autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura mínima:
a) cabeçalho:
pode ser dividido em apenas dois campos:
o primeiro indica o assunto;
o segundo, a classificação.
Exemplo:
1 O Estado
1.1 Concepções de Estado;
b) referência:
No caso de um livro(1), a referência deve apresentar a autoria, título da obra, local de publicação, editora e ano de publicação, como segue, no exemplo: CHIZZOTTI, A.
Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.;
c) conteúdo:
Depende do modelo de fichamento, podendo ser: fichamento de transcrição textual, fichamento de resumo e fichamento de comentário.
d) Fichamento de transcrição textual: