PAPER
Marcio Valmor dos Santos
Prof° Flavio Simões Lopes Filho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Superior de Graduação Tecnológica em Segurança do Trabalho (SEG 0188) – Prática Módulo I
11/06/2013
RESUMO
Tem por objetivo explicar como o absenteísmo tem influência nas condições de trabalho encontradas na empresa de hotelaria. A liderança e controle, a repetitividade das tarefas, o ambiente de trabalho e a falta de integração entre os colaboradores levam a desmotivação e consequentemente provocam o impacto na assiduidade ao trabalho. A frequência de pequenos acidentes provocados pela sobrecarga de rotina, excesso de horas extras, impropriedade de horários, as metas difíceis de alcançar, a insatisfação gerada pela exigência das chefias e as altas rotatividades nas empresas são consideradas fatores desencadiantes do absenteísmo.
Palavras-chave: Assiduidade, Motivação, desempenho, liderança, gestão.
1 INTRODUÇÃO
Devido ao grande numero de ocorrências de faltas ao trabalho, ocorridos por funcionários do ramo hoteleiro mais precisamente do setor da governança de hotéis da Grande Florianópolis elaboramos um trabalho de pesquisa em um dos hotéis de médio porte, com grande índice desses acontecimentos. Quais as principais causas que levaram ao absenteísmo neste setor, o que poderia ser feito para diminuir esses acontecimentos de absenteísmo, quais os recursos disponíveis para que o empregado e o empregador pudessem usufruir e assim amenizar conflitos gerados pelo absenteísmo.
Definimos o que é absenteísmo e o que é um ambiente de trabalho, e exemplificamos que nem sempre ter funcionários significa tê-los trabalhando durante todos os momentos no horário de trabalho. Mencionamos os vários tipos de absenteísmo que podem ocorrer em uma empresa e suas principais causas. Trouxemos um quadro comparativo sobre as consequências do absenteísmo de forma geral, dentro de uma organização hoteleira.