paper
Uma oportunidade de vivenciar a inclusão
Flávia Sebold
Profo. Tutor Externo Edna Aparecida Marquez
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 8981) – Práticas educativas IV
10/12/2010
Resumo
A escola tem um papel muito importante na vida da criança e do jovem. Ao entrar na escola, eles têm a oportunidade de conviver e de relacionar com diferentes pessoas, aprendendo a perceber que todas têm características próprias, que nenhuma é igual à outra. Dessa forma, vai passar por muitas experiências novas e, assim, vai agir, reagir, mudar sua forma de pensar, criar um jeito próprio de se relacionar com o mundo. Em uma sociedade inclusiva, as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos. Por isso, é necessário, uma mudança profunda no comportamento e na atitude das pessoas. Principalmente no caso das pessoas com deficiência onde a escola pode e deve promover a compreensão da diversidade. Sendo assim, a forma mais coerente de favorecer a inclusão social e a aprendizagem dessas pessoas.
Palavras - chaves: Oportunidade. Sociedade Inclusiva. Diversidade.
1. INTRODUÇÃO
A educação inclusiva tem como objetivo tornar acessível a todas as pessoas e com isso, atender as exigências de uma sociedade que vem combatendo preconceito e discriminação. A inclusão consiste em propor uma educação de qualidade para todos.
Para que haja a inclusão social para todos, é preciso mudar a forma de pensar e agir. É preciso respeitar o outro como ele é. Respeitar as diferenças e o tempo de aprendizagem de cada ser.
As pessoas não são iguais. Portanto, o aprendizado também não é igual. A aprendizagem situa-se num processo de enriquecimento tanto para quem oferece como para quem recebe.
As pessoas com necessidades especiais, por possuírem características que fogem ao padrão de normalidade, mesmo nos dias atuais,