Paper
Curso: MBA – GESTAO DE PESSOAS. Turma/Local: RHT11Es3/MANAUS.
Tema: Gestão por Competência. Professor/Orientador:ÂNGELA VIEIRA,Msc.
Ângela Vieira
Nome completo: Michelle Alencar Vieira.
Referencia da Pesquisa: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000062418
A partir deste position paper procura-se analisar a Gestão de Pessoas por Competência como finalidade de avaliar o trabalho da Assistente Social no campo empresarial, abrangendo suas mudanças na sociedade, cuja base na dissertação de Martha Helena Weizenmann.
De acordo com a autora, o Assistente Social tenta de várias formas amenizarem a situação do trabalhador diante das exigências do capital, que visando apenas os lucros e intensificando o trabalho árduo da classe trabalhadora, não prioriza as melhorias de trabalho, e nem as participações nos lucros. Segundo (FREIRE, 2006), Contudo, é a expressão política da classe trabalhadora nesse processo de industrialização que cria as condições para a implantação do Serviço Social nas Empresas, a partir de 1960. Neste mesmo segmento, essa classe capitalista procurou junto com a Assistente Social, responder as questões provenientes dos trabalhadores, que eram vistos apenas como classe operária, explorando sua força de trabalho, mas era necessário qualificar, garantir, melhorias e benefícios, valorizando seu trabalho.
Em contraposição, (REGIS, 2008), afirma que as Assistentes Sociais não devem apenas basear-se nas leis, pois o mercado de trabalho exige caca vez mais profissionais atualizados, buscando outros saberes e não apenas o que esta regulamentado em lei. Esse novo profissional deve estar atentos a novas inovações tecnológicas e globais diante das exigências do capital. Essas novas competências e exigências do campo empresarial, faz com o que o profissional esteja atentos nas novas demandas
Finaliza-se pelo estudo deste tema que o Assistente Social, pode intervir nas situações relacionadas ao