Paper - a queda e a ascensão do planejamento estratégico
The Fall and Rise of Strategic Planning
A queda e a ascensão do planejamento estratégico
O planejamento é uma ferramenta, estratégia é o caminho e meta é onde se deseja chegar.
A união destas duas pode significar a continuidade e prosperação da entidade.
Desde antigamente, toda empresa almeja alcançar seus objetivos e para isto acontece estabelece metas para sejam cumpridas. Muitas destas são a curto prazo, outras visam um futuro distante. A isto chamamos de Planejamento.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas, tal é visto como um pensamento estratégico e não como um planejamento como entende-se ao pé da letra, pois o planejamento é a programação da verdade estratégica, a articulação e elaboração de estratégicas, ou visões que já existem(planos) e o pensamento estratégico são visões.
O pensamento estratégico é a criação do novo, a criatividade. Para alcançar novos horizontes ou criar algo incomum é necessário ter criatividade sem ela nada disso é possível o que acontecerá sem a inovação é simplesmente uma ajeitada no que já é velho.
A estratégia traz vários benefícios à organização, tais surgem de processos de planejamento como também são resultantes de situações ou circunstâncias que emergem da própria dinâmica das organizações. O pensamento estratégico é resultante do fatores externos e internos que atingem diretamente ou indiretamente a organização.
Uma boa estratégia é aquela que é diferente e especial, as estratégias somente podem ser consideradas boas após sua implementação. Um dos objetivos principais das estratégias organizacionais é buscar uma vantagem competitiva, para que a organização se mantenha no mercado é necessário que ela se mantenha competitiva.
O planejamento estratégico nem sempre ocorre como esperado, pois é impossível prever algumas alterações no mercado como, aumento de preço, inovação tecnologia, aspectos culturais entre outras, sendo assim é engano dizer que tudo ocorrerá conforme o