PAPER A IMPORT NCIA DA EDUCA O E O PAPEL DO EDUCADOR DENTRO DE UMA SOCIEDADE
1100 palavras
5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR DENTRO DE UMA SOCIEDADE Nafshka Walleska Lima Oliveira
Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I dd/mm/aa RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.
Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.
1 INTRODUÇÃO
A educação é um direito social, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Constituição Federal de 1988, artigo 205.
Por isso, o direito à educação é reconhecido e consagrado na legislação de praticamente todos os países e particularmente, pela Convenção dos Direitos da Infância das Nações Unidas (particularmente os artigos 28 e 29). Outro exemplo é o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil. Negar o acesso a esse direito é negar o acesso aos direitos humanos fundamentais.
Desde o inicio das civilizações a registros de educação, e esta dividida em educação formal, que é a que existe um mestre/professor que