Paper uniasselvi solo
Aluno
Professor
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID0151) – Prática do Módulo III
03/07/12
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo tratar de um assunto extremamente preocupante a poluição do solo, mas também aponta alguns meios de conservação do mesmo, sendo esses métodos mais voltados para a agricultura. Demonstra também conceitos de três tipos de solo: solo arenoso, solo argiloso e solo fértil. Após conhecer um pouco mais do assunto reconhecemos a importância de preservar esse bem natural tão precioso e indispensável que é o solo.
Palavras-chave: Solo. Conservação. Poluição.
1 INTRODUÇÃO
O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da ação conjunta de agentes externos: chuva, vento, umidade, etc. , enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas). O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfície externa.
Primeiramente se abordará a poluição do solo, ocasionado pelo lixo, produtos químicos e desmatamento. Num segundo momento a conservação do solo por meios como sistema de plantio direto, curvas de nível, mobilização mínima do solo, cobertura permanente do solo e diversificação de espécies. Por último os tipos de solos, solo argiloso, solo arenoso e solo fértil.
2 POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo. É, mas não são apenas os agrotóxicos que poluem os solos. Existem outros responsáveis que causam muitos problemas ao solo. A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola.
2.1 LIXO
Com as grandes aglomerações