Paper técnicas de gestão
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Tec. Processos Gerenciais- EMD136
27/11//2012
RESUMO
Os cenários altamente competitivos e em constantes mudanças têm exigido da gestão de pessoas novas maneiras de pensar e desenvolver estratégias. A gestão de pessoas tem o papel de desenvolver as pessoas de forma que elas possam desempenhar o seu papel de maneira satisfatória, para tanto se torna necessário que haja planejamento, para realização e coordenação dos talentos dentro da empresa. Alguns fatores são essenciais, como qualidade de vida, segurança, ambiente de trabalho, cultura organizacional entre outros.
Palavras – Chave: gestão de pessoas, competitivos; estratégias, pessoas.
1 INTRODUÇÃO
O grande fator de mudança nas empresas de sucesso é a postura dos líderes diante dos profissionais dos escalões mais baixos. Valores com transparência, ética, inclusão social, responsabilidade social estão mais presentes e fortes na avaliação dos funcionários e pode ser decisivo na escolha de um emprego.
Por anos, com o mercado em baixa o brasileiro aceitava o emprego que tinha na mão. Podia ser informal, podia não pagar horas extras, podia não ter plano de saúde, podia ganhar mal e não ter segurança alguma. Mas aquele tempo passou. O mercado aqueceu, os empregos cresceram numa proporção sem precedentes e a negociação ganhou outro rumo.
Com uma oferta de emprego historicamente inédita (a taxa de desemprego está na casa dos 6%), os funcionários das melhores empresas do Brasil estão mais confiantes em sua capacidade de se recolocar e passaram a ser implacáveis na avaliação da empresa em que trabalham. As Melhores Empresas para Trabalhar provam por A mais B que investir nas pessoas dá certo, dá lucro e traz felicidade
2 ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE PESSOAS
Uma das atuações estratégicas da área de gestão de pessoas é atrair e reter talentos. Vivemos um novo