Paper Tabagismo
Professora Orientadora: Rosangela Becker Cossa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Pública (GPU 0055/1) – Prática Módulo I
20/11/2014
RESUMO
Este trabalho irá se falar sobre o efeito do tabagismo nos trabalhadores da saúde e nas pessoas em geral, sabemos que o consumo de cigarros tem se tornado um dos maiores malefícios a saúde pública no Brasil e no mundo, pois o número de tabagistas cresce alarmantemente e as consequências também, o tabagismo gera atualmente cerca de 4 milhões de morte por ano no mundo inteiro, dentro de uma população de 1,3 bilhão de fumantes no planeta. Segundo a Organização mundial de saúde o tabagismo é classificado como uma dependência química, decorrente do uso de substâncias psicoativas, é também a principal causa de morte evitável no mundo. Os males causados pelo fumo são muito bem conhecidos por todos e exaustivamente divulgados pelos meios de comunicação. O que muitos não sabem é que o cigarro afeta e pode causar doenças gravíssimas em vários sistemas e órgãos, não só àqueles ligados à respiração. O aparelho digestivo é, com certeza, um dos mais prejudicados.
Palavras Chaves: Tabagismo, Funcionários, Saúde.
1 INTRODUÇÃO
São muitos os fatores que levam pessoas a fumar, um hábito que pode ser adquirido na adolescência ou infância por influência de amigos e pais fumantes. Antes o cigarro era sinônimo de glamour, principalmente entre atores de Hollywood e personalidades, com o passar dos anos, o cigarro foi mostrando-se um vício maléfico, difícil de largar e com consequência graves para o usuário.
São muitas as enfermidades causadas pelo tabagismo, tanto para as mulheres quanto aos homens. Diversos estudos científicos comprovam que a exposição à fumaça do tabaco através da inalação pode ser o fator causal de mais de 50 tipos de doenças diferentes. Grandes são os danos causados pelo tabagismo e o consumo de derivados do tabaco continua a avançar. As evidências