Paper Socialização organizacional
Luciano . Matr.: .
Professora Tutora Externa:
Centro Universitário
Gestão Tec. Em Recursos Humanos (RH) Processos de Recursos Humanos – Prática do Módulo IV
12/11/13.
RESUMO
O presente Trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a importância da socialização organizacional entre servidores de uma entidade acerca do processo de socialização organizacional, de acordo com tal organização ocupacional e o tempo de serviço global e na instituição. Foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu obter dados e aprofundar melhor compreensão a respeito do tema Socialização Organizacional. Os resultados indicaram a tendência a uma socialização organizacional que se bem feita pode resultar em sucesso para todos os envolvidos, embora existam grupos com dificuldades relevantes. Entre essas, chamaram a atenção àquelas referentes ao acesso à informação e à percepção de menos competência e proatividade pelos funcionários técnico-administrativos, à medida que avançam no tempo de serviço. Os resultados reclamam ações institucionais de suporte ao servidor.
Palavras-chave: Socialização. Relacionamento. Organização. Sucesso.
1. INTRODUÇÃO O novo contexto socioeconômico, marcado pela emergência de novas dinâmicas de trabalho e emprego, representa um novo desafio para a Gestão de Recursos Humanos.
Desse modo, processos como a socialização, que é central na manutenção e desenvolvimento da cultura organizacional, não podem ser conceitualizados e implementados de forma descontextualizada.
O presente trabalho centra-se na importância das práticas de socialização organizacional num contexto de pluralismo e diversidade resultante das novas dinâmicas de trabalho e de emprego que caracterizam o século XXI. Em particular, incide sobre o caso específico de uma análise e constatação, conferindo a grande importância ao processo de aculturação dos novos colaboradores, enfrenta o