Paper Ruído
Professor Tutor Externo: Elson Rivorêdo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Tecnologia em Segurança do Trabalho SEG 0104 – Prática do Módulo IV
Data de Entrega: 11 de Julho de 2013
NBR 10152 RUÍDO EM SALAS DE AULA
RESUMO
O objetivo da pesquisa trata da importância do ruído em salas de aula e seus impactos na aprendizagem, como o ruído pode interferir no ambiente escolar e pode atrapalhar na realização das atividades exercidas. Boas condições de conforto no trabalho garantem maior produtividade, concentração e dedicação por parte dos colaboradores e a avaliação dos níveis de desconforto ou de insalubridade são fatores importantes para serem analisados em todos os campos de trabalho para o estudo, soluções e melhorias de conforto ambiental.
Palavras – chave: Ruído; Aprendizagem; Ambiente; Escola.
1. INTRODUÇÃO
Conforto ambiental quando falamos de ambiente laboral, condições ambientais devem ser analisadas para serem identificados fatores causadores de lesões geradas por agentes nocivos como a temperatura, iluminância e ruído.
Ruído é um dos agentes mais comuns em lesões que afetam os colaboradores nas organizações, testes periódicos são realizados, dados levantados são incorporados. Porém os riscos não podem ser totalmente erradicados.
Nas salas de aula o ruído e seus impactos é responsável por muitas consequências que afetam de modo direto não somente o professor pela orientação de seu conhecimento e aprendizagem. Mas também afeta todos os envolvidos no ambiente através de fontes causadoras internas e externas. Na pesquisa serão determinados o ruído, conforto acústico, suas características principais e suas consequências.
2. AVALIAÇÃO DE RUÍDO EM SALA DE AULA
2. CONFORTO ACÚSTICO
Com o advento da Revolução Industrial, a produção se tornou prioridade e desde então o homem deixou em segundo plano o ambiente que trabalha e habita. No século XX, o desenvolvimento tecnológico juntamente com a expansão da