paper religioes
Sueli Rodrigues Vieira Vianna
Professora Tutora Externa Tânia Maria Barreto Barbosa
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Teologia (TEO0181) – Prática do Módulo IV
23/06/2010
RESUMO
Este trabalho trata-se de algumas considerações sobre as religiões na transformação da sociedade. São tantas religiões exercendo a função social, por isso, destacamos a religião católica e utilizamos da pesquisa de cunho qualitativo, cujo intuito é compreender a contribuição que essa religião tem dado na vida das pessoas. Através de leitura sobre o tema e análise das entrevistas pudemos comprovar que as transformações atravessam a religião em nossa sociedade e projeta reflexos na família.
Palavras – Chave: Religião; Sociedade; Transformação.
1. INTRODUÇÃO
Cada religião definirá para seus grupos sociais todos os comportamentos possíveis e imaginários, em todos os aspectos da vida individual e comunitária. Limita e orienta. Toda religião constitui um elemento fundamental da consciência e da identidade do grupo de pessoas.
Atuando assim a religião tem influência sobre o desenvolvimento de uma sociedade e desempenha funções sociais.
As religiões caminham dentro da ambiguidade do ser humano. No cotidiano da vida se mesclam atitudes de: alienação, que é fuga da realidade como forma de sobreviver e acabam legitimando as estruturas vigentes; resistência que possibilita alívio diante das dificuldades; busca de identidade, através da solidariedade familiar e comunitária definem a identidade e busca de transformação da realidade, através de movimentos organizados, reforço das aspirações dos excluídos por uma sociedade nova.
Estas atitudes se caracterizam, dependendo das circunstâncias, como ativa ou passiva. Na prática se constata que não existe uma linha que delimite o espaço de ação de cada“adepto”. Num mesmo contexto as expressões de fé podem exercer múltiplas funções conflitivas e