Paper Rafael Ferreira 1 2014
Rafael Ferreira
Prof: Alexandre dos Passos Fagundes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais(EMD 412) – Gestão de Pessoas
10/07/14CB
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, ampliar as visões sobre empresas e colaboradores. Fazer cientes alguns aspectos sobre Gestão de Pessoas, aprimorar o conhecimento sobre Remuneração Estratégica e Competências por habilidades e variável, definição e conceito. São consideradas formas modernas de atração, retenção e motivação de pessoas dentro das Organizações, pois, têm como princípio fundamental a recompensa não apenas pelas atividades do cargo, mas principalmente pelas qualidades e resultados almejados no desempenho dessas atividades.
INTRODUÇÃO
Remuneração Estratégica seria o método nos últimos anos, adotado por grandes Empresas, visando a satisfação de seus colaboradores, por resultados alcançados. Método estratégico, adotado e introduzido nas Organizações a partir da década de oitenta, no sentido de valorizar as competências e habilidades, remunerando-as pelo seu potencial de realizações, atendendo a necessidade de cada empresa. Podemos definir como Remuneração Estratégica um “mix” de todas as ferramentas que possuímos atualmente, ou seja, a própria remuneração funcional, salários indiretos, participação acionária e outras diversas formas de se remunerar.
Palavra-chave: Organizações; habilidades; remuneração.
1. CONCEITO, DEFINIÇÃO E OBJETIVO DA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
Podemos dizer que a remuneração estratégica é uma junção de formas para remunerar os funcionários. Estas formas vão vincular os indivíduos com a nova realidade das empresas. A remuneração estratégica deve considerar toda a estrutura da empresa, o meio em que ela é inserida, com suas características e planejamentos. Este tipo de remuneração faz com que o funcionário se sinta valorizado, o que contribui para o sucesso no cumprimento das metas da organização. Num país onde a