Paper Qualidade de Vida (Uniasselvi Indaial/SC)
FATOR PRIMORDIAL NO DESEMPENHO PROFISSIONAL
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/Recursos Humanos; Comércio Exterior (REH15 e CEX15) – Psicologia Organizacional
09/05/2014
RESUMO
No conteúdo a seguir, trataremos de um assunto que somente nos dias atuais está recebendo a merecida atenção, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Esse fator é de extrema importância para o sucesso da organização, onde deste modo, os funcionários sintam-se dispostos, motivados e satisfeitos a atender as necessidades da empresa ou até mesmo, em superá-las. Atualmente, com a globalização, as empresas precisam alcançar altos níveis de produtividade, sendo pressionadas pelas concorrências, que se tornam cada vez mais acirradas. Nesse meio, cada vez mais estressante, a Qualidade de Vida no Trabalho é fundamental. Os funcionários precisam de um ambiente de trabalho saudável e uma boa relação em equipe, para que assim sintam-se bem em alcançar todas as necessidades que o mercado exige.
Palavras-chave: Qualidade; Motivação; Satisfação; Pessoas.
1 INTRODUÇÃO
Fizemos do ambiente de trabalho um local frustrante e infeliz. É preciso encontrar formas de participar das decisões ou de empregar plenamente os nossos talentos. Um ambiente de trabalho saudável não depende exclusivamente dos que nos cercam, mas também depende de nós. Se consideramos o nosso trabalho um martírio, dificilmente conseguiremos qualidade de vida no trabalho.
Cada vez mais vem se falando em satisfação, motivação e qualidade de vida no trabalho. Esses fatores são fundamentais para considerar-se o ambiente de trabalho agradável para o dia-a-dia, afinal, o trabalho é o local onde passamos a maior parte de nossas vidas.
Um trabalhador valorizado é um trabalhador feliz. Precisa-se esquecer dos antigos conceitos que definem um trabalhador como um robô, sem sentimentos e sem necessidades. Cada vez mais precisa-se compreender melhor o que leva