PAPER PERSPECTIVA
Acadêmicos: Adriana R. Mariani, Marcia C. Pomicinski, Monica A. Rossoni, Simone Rizzotto
Prof. Evandro De Rossi
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura Plena Artes Visuais (ART0165) - Seminário Da Prática IV
19/06/2015
RESUMO
O presente estudo tem por intuito analisar a perspectiva, o quanto ela é importante para o artista representar ao máximo a realidade em suas obras, e muito importante para quem quer se profissionalizar no desenho. Entender que, o uso da perspectiva nos mostra uma imagem mais real, e o uso da sombra e luz aos objetos nos dá a impressão de volume. A partícula fundamental da perspectiva é localizar os objetos dentro de um espaço respeitando suas dimensões, e é exatamente por isso que devemos observar e entender algumas regras que a mesma exige. O desenho define-se também como meio de comunicação principalmente no ramo publicitário, ai a necessidade do uso das técnicas para se conseguir o efeito desejado. Reforçando que é de suma importância que conheçamos essas técnicas, pois no mundo acirrado da arte temos maravilhosos artistas, mesmo que ainda desconhecidos por muitos, mas que fazem obras que impressionam os espectadores e que estão conquistando espaços no meio artístico.
PALAVRAS- CHAVE: Profundidade, Sombra/Luz, Técnicas.
1 INTRODUÇÃO
No fim da Idade Média e no Renascimento, predomina uma interpretação científica do mundo. Na pintura referimo-nos nos estudos da perspectiva, segundo os princípios da matemática e da geometria.
O uso da perspectiva nos conduz ao uso do claro-escuro, ou seja, consiste em áreas iluminadas e outras com sombra. Esse jogo de contraste dá aos objetos aparência de volume. Juntamente as duas técnicas contribuem para deixar as pinturas mais próximas à realidade. A perspectiva, como técnica, é indispensável para aquele que quer se profissionalizar no desenho, e essa é a parte mais delicada do aprendizado, pois independente da capacidade e criatividade de cada