Paper Origem e Princípios da Contabilidade 2
RESUMO
O Objetivo deste paper é mostrar a origem da contabilidade e seus princípios. A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Seu objetivo é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. Temos seis princípios da contabilidade que são eles, o da Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Prudência. Com o passar do tempo a ciência contábil teve evoluções, tendo assim quatro períodos da evolução, do mundo antigo, medieval, moderno e científico.
Palavras-chave: Contabilidade. Origem. Princípios. Evolução.
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas, tinham de controlar aquilo que possuíam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. O seu objetivo é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. Já era usada a contabilidade nos primórdios da civilização, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios por meio de desenhos. Desenhavam a cara do animal e este por sua vez era aquele que eles queriam controlar e a quantidade era o número de cabeças existentes. Na sequência a contabilidade foi evoluindo juntamente com os avanços matemáticos, como o surgimento do zero levado à Europa pelos Árabes, o progresso tecnológico ocorrido na China e a queda do sistema feudal possibilitando assim o surgimento da contabilidade moderna.
2 A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A origem da contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização. A contabilidade era usada pelo homem pré-histórico que no seu tempo fazia registros do rebanho que possuía. O homem possuía nas mãos uma pedra para cada animal do seu