PAPER MCDONALD'S O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Autor: Elianay Lima
Professor Orientador: Hydia Landin
Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares - FACIP
Bacharelado em administração - Administração de Marketing I
25/06/2013
RESUMO
Através desse trabalho iremos retratar o impacto que a alimentação saudável causou ao Mcdonald’s, uma das principais redes de alimentação rápida. A preocupação com o alto índice de obesidade, especialmente entre as crianças, seu público alvo, foi o fator essencial para que acontecesse uma grande mudança que iria impulsionar o Mcdonald’s inserir no seu cardápio itens mais saudáveis. Ele utilizou essa mudança para ampliar o diferencial de sua marca entre seus concorrentes.
Palavras-chave: Alimentação saudável; Mcdonald’s; Obesidade infantil.
INTRODUÇÃO
Após ser alvo de críticas a respeito dos malefícios de uma alimentação deficiente de nutrientes o Mcdonald’s passou por um processo de adaptação e inseriu em seu portfólio produtos saudáveis visando continuar a frente de seus concorrentes no segmento de fast food.
DESENVOLVIMENTO
O Mcdonald’s surgiu em 1950 com uma pequena lanchonete e hoje está presente em cerca de 120 países. Os responsáveis pelo crescimento dessa rede multinacional de fast food foram o consumismo e a globalização em que nossa sociedade está inserida, pois, muitas vezes recorremos à comida rápida e com valor nutricional reduzido com altos índices de sódio, carboidratos, lipídios e açúcares em função do nosso tempo reduzido.
A forma como a alimentação interfere diretamente na saúde e consequentemente implica na qualidade de vida, causou grande preocupação com relação ao aumento do índice de obesidade infantil, público alvo da empresa. Só em 2011 o Brasil gastou cerca de 488 milhões de reais com tratamento de doença que estão diretamente ligadas a obesidade. O Mcdonald’s passou por uma fase de adaptação após as críticas e os protestos enfrentados, onde inseriu produtos mais saudáveis no seu