paper marketing
Gabriel de Abreu Nunes
Prof. Saulo Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Processos Gerenciais (EMD 0204/01)
04/12/2012
RESUMO
O presente trabalho relata o tema: “Marketing”, mostrando conceito, definição, tipos e aplicações. O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada.
1. INTRODUÇÃO
A expressão “Marketing” foi difundida após a 2ª Guerra Mundial, no período em que a reconstrução dos países europeus estava em andamento. Essa reconstrução produziu benefícios para as empresas americanas que puderam expandir suas atuações para a Europa.
O pós-guerra conheceu o crescimento das empresas e o surgimento de um novo tipo de consumidor, o qual era mais exigente, imediatista e com disposição para aproveitar melhor a vida através do consumo de novos produtos e serviços.
Essa nova consciência alterou os padrões de vida e de consumo – no decorrer do século 19 e início do século 20 – que privilegiavam um projeto de vida em longo prazo, a valorização da poupança e também privilegiavam a acumulação de bens materiais a serem transmitidos aos descendentes.
Dessa forma, esse novo homem passou a valorizar mais o conforto e o gozo imediato de sua vida, encontrando no progresso tecnológico os suportes para sua realização pessoal.
Em função disso, as empresas passaram a se preocupar em conhecê-lo melhor e a investigar suas motivações de compra. E, percebendo essa nova demanda, as universidades americanas incorporaram em seus cursos voltados para a “Administração de Negócios” (Business Administration) disciplinas que privilegiavam a pesquisa e a análise de clientes e consumidores.
Diante disso, no início da década de 1950 nasciam as disciplinas dedicadas ao estudo do mercado, congregando-se numa nova especialidade – a “Mercadologia”.
2. CONCEITO E DEFINIÇÃO
Por se tratar de uma atividade complexa a palavra “Marketing” jamais